Perguntas E Respostas Frequentes Sobre A Energia Solar

Principais Dúvidas Sobre o Sistema Fotovoltaico

Qual o sistema fotovoltaico ideal para mim?

Isso depende de vários fatores!

Quer um exemplo? Precisaremos saber do seu consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação do telhado, a inclinação do painel, temperatura, dentre outros. Por isso procure sempre conhecer o seu projeto, para ter a certeza que o seu sistema é o ideal para você!

Qual é a vida útil do sistema?

Estudos apontam que em média, desde que sejam feitas as corretas manutenções, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 25 anos.

O suficiente para pagar o seu sistema (em caso de financiamento) e começar a gerar lucro para seu bolso.

O que acontece após os 25 anos?

Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente ele vá produzir 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

Os módulos resistem ao peso de um adulto?

Sim. Mas não aconselhamos você subir em cima dos seus módulos pois você pode trincar as células e não perceber, isso vai causar perda de eficiência do seu sistema.

Quais os benefícios em utilizar energia solar?

Dentre todos os benefícios na geração de energia solar, destacam-se:
A energia depende de uma fonte inesgotável e gratuita – o Sol;
O Brasil tem ótimo índice de irradiação solar e é viável em praticamente todo o território;
Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;
Baixo impacto ambiental, já que a produção de energia fotovoltaica não gera emissão de gases de efeito estufa;
Sistema totalmente silencioso;
Rápida instalação devido à sua grande modularidade e baixo custo de manutenção.

Qual a diferença entre W, Wp, Wh e kWh?

W (Watt) é uma unidade de medida para potência (equivalente a um Joule por segundo);
Wh (Watt-hora) é uma unidade de medida de energia gerada. Ex: Um equipamento elétrico de 20 W de potência ligado por 3 horas equivale a 60 Wh (20 x 3);
Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório;
kWh (quilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz. O “k” corresponde a 1000, ou seja 1 kWh se refere a 1000 Wh.

Posso vender energia para a concessionária?

Não. A legislação brasileira permite apenas a compensação de energia, quando a produção for maior que o consumo em um mês gera créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?

Em geral não, é possível aproveitar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis, em alguns casos pode haver a necessidade de reforçar a estrutura do telhado para suportar o peso das placas ou então para melhorar a inclinação do sistema.

Como funciona a energia solar à noite?

O processo de geração da energia ocorre com a incidência de irradiação solar, portanto a energia gerada durante o dia poderá ser armazenada em baterias ou lançada na rede da distribuidora e utilizada durante a noite.

Quais os tipos de sistemas de energia solar?

Os sistemas podem ser para aquecimento (térmicos) ou os chamados fotovoltaicos (para geração de energia elétrica). A energia solar térmica é utilizada para aquecimento de ambientes ou processos industriais e aquecimento de água. Já o sistema fotovoltaico gera energia elétrica que pode substituir o uso de energia proveniente das concessionárias de energia.

O Brasil tem potencial para geração de energia solar?

Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica (FV).

Ou seja, se trouxermos um sistema da melhor região da Alemanha, para a pior região do Brasil, ele seria mais eficiente aqui, no Brasil.

Qual a diferença de sistemas Off-Grid e On-Grid?

Estes dois termos se referem à ligação, ou não, do seu sistema de geração de energia solar à rede de distribuição de energia elétrica de sua região.
On- Grid: é o nome dado a um sistema que funciona conectado à rede elétrica, dispensando baterias de armazenamento.
Off-Grid: é o nome dado a um sistema que funciona desconectado da rede elétrica, dependendo de baterias para funcionar adequadamente.

Como é o funcionamento do sistema durante a noite?

O funcionamento do sistema se dá durante o dia, portanto, a energia gerada durante o dia acima do seu consumo, será direcionada para a rede da distribuidora e convertida em créditos para abater no uso de energia durante o período noturno.

Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?

O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você tem ainda a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.

Como faço para instalar um sistema fotovoltaico em minha casa/empresa?

O projeto de instalação e de conexão à rede de um micro ou mini gerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa com experiência comprovada nessa área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato conosco, pois temos a experiência necessária para instalarmos a sua usina.

Existem linhas de financiamento para energia solar fotovoltaica?

Sim. Atualmente há vários bancos que disponibilizam crédito para o serviço de instalação e para aquisição de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.